Apucarana está entre os cinco municípios brasileiros que conquistaram a Medalha Paulo Freire, concedida anualmente pelo Ministério da Educação.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, esteve em Brasília, na tarde de hoje (23), para o recebimento da honraria.
A Medalha Paulo Freire foi criada para identificar, reconhecer e estimular experiências que contribuam para a Educação de Jovens e Adultos.
Além de Apucarana, iniciativas desenvolvidas nas cidades de Fortaleza, Goiânia, Cuiabá e Paranaguá também foram selecionadas para a premiação.
Por meio do projeto A construção de ações cidadãs no universo escolar da EJA, os alunos apucaranenses aprendem não apenas a ler e a escrever, mas também a reciclar o lixo, a construir hortas, a cultivar plantas medicinais, a preparar compotas de doces, a confeccionar peças de artesanato, entre outras atividades.
“O objetivo é transformar os alunos da EJA em cidadãos críticos, independentes e conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade,” afirma a secretária de educação.
Ela reforça a importância das parcerias firmadas entre a Autarquia Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família para que o projeto fosse bem sucedido.
“Graças a essa colaboração, nós levamos a alfabetização também aos participantes da Rede de Economia Solidária e aos egressos do sistema penitenciário,” destaca.
A Autarquia Municipal de Educação recebeu, em junho, a visita da avaliadora da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), professora Edna Maria Lopes do Nascimento, que veio conhecer in loco o projeto.
“Receber a Medalha Paulo Freire é uma importante conquista para os municípios, porque significa que eles foram capazes de realizar um excelente trabalho, que serve de exemplo e merece ser replicado em outras comunidades,” disse naquele momento.
Atualmente, são 155 alunos matriculados na EJA em Apucarana. As turmas são ofertadas em sete polos, abrangendo as 37 escolas municipais.