Uma imagem divulgada nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp deixam os pais e as autoridades novamente em alerta.
Na montagem aparece a ilustração de um criança sorridente, mostrando numa espécie de passo a passo, como se enforcar.
O Promotor da Infância e Juventude Drº Gustavo Marinho alerta os administradores de grupos para não permitirem essas imagens. “ Essa situação é muito grave, quem compartilhar essa foto, divulgar, pode se considerar um crime. É um crime grave,” disse o promotor.
Ainda de acordo com o promotor, os pais devem esclarecer que com a vida não se brinca, acompanhar o que o filho compartilha e o que recebe é muito importante.
O repórter Cezar Neves conversou com o promotor, a entrevista segue no áudio abaixo.
A psicóloga Renata Garcia disse que é uma imagem que choca e causa medo, trás de um jeito aparentemente ingênuo uma mensagem de alta gravidade e perigo. “Como psicóloga, creio que o que fica de válido aos pais é o desenvolvimento ao diálogo aberto e sincero com os filhos, para que as relações familiares se fortaleçam,” ressalta Renata.
Renata ainda destaca que é importante que os pais busquem saber mais dos seus filhos, como estão na escola, amizades, lugares que frequenta, entre outros.
“Se cada um fizer a sua parte, ao desenvolver com os jovens próximos relações saudáveis e de conscientização, situações trágicas como a que essa imagem incita diminuíram da sociedade,” destaca a psicóloga.