O vereador Gentil Pereira apresentou durante sessão ordinária nesta quarta-feira 13/12, o projeto de lei nº 96/2017 que proíbe a exposição das embalagens de cigarros e assemelhados nos pontos de vendas no município de Apucarana.
O parlamentar informou que a inciativa visa combater o tabagismo, e tentar evitar que jovens possam fazer o uso do cigarro. “A gente quer tirar a exposição, porquê a propaganda, a exposição do cigarro é muito bonita, colorida, metalizada, e isso chama, atrai o jovem para esse consumo,” destaca o vereador.
Gentil ainda disse que o projeto visa a saúde e bem estar dos jovens. “ A gente deve colocar algumas campanhas com os clubes de serviços, com as entidades organizadas para essa diminuição.O fumo é muito nefasto na saúde dos nossos jovens e da população,” informa Gentil.
Ainda de acordo com o vereador, a fiscalização caso o projeto seja aprovado seria realizada pelo município, através da Vigilância Sanitária.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com o vereador, a entrevista segue no áudio abaixo.
Mas durante a votação do projeto, o vereador Antônio Carlos Sidrin pediu vistas, para melhor apreciar o conteúdo da lei e assim decidir se vota a favor ou contra.
“A gente pediu vistas nesse projeto por que o parecer jurídico não ficou claro. O parecer veio muito confuso, e também o parecer tem data de 16/10/2019, como pode isso se estamos em 2017,” disse Sidrin.
O vereador ainda disse que não sabe se os vereadores podem decidir sobre essa proibição. “ Quero um parecer mais claro, com todas as informações para então depois decidir meu voto,” finaliza.
Sidrin fala melhor sobre o assunto o no áudio abaixo.
O projeto deve entrar em pauta novamente durante a próxima sessão.