16ª RS repassa aos municípios o 1º lote de vacinas contra a bronquiolite

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana começou a distribuir nesta sexta-feira (5), doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. O primeiro lote recebido da Secretaria de Estado da Saúde, para atender as gestantes dos 17 municípios da região é de 1.174 doses.
O diretor da 16ª RS, Paulo Vital, informa que as secretarias municipais de saúde de Apucarana e Arapongas já retiraram seus lotes na manhã desta sexta-feira. “Os demais municípios devem receber suas vacinas a partir da tarde de hoje, na farmácia da Regional de Saúde”, assinala Vital.
O secretário de estado da saúde, Beto Preto, explica que a vacina está sendo incorporada ao calendário regular do Sistema Único de Saúde (SUS). “Recebemos o primeiro lote da vacina ontem (4) e hoje (5) já encaminhamos para os 399 municípios do Paraná. E vamos, de imediato, começar a vacinar mulheres com mais de 28 semanas de gestação”, anuncia o secretário.
Conforme frisa Beto Preto, a vacina protege o recém-nascido nos primeiros seis meses, contra o vírus sincicial respiratório que, neste ano de 2025, infelizmente, causou muitas internações de bebês e também alguns óbitos.
A 16ª Regional de Saúde, conforme prevê o diretor Paulo Vital, deve concluir ainda hoje a entrega dos lotes dos 17 municípios da sua área de abrangência. “A vacina é muito eficiente para proteger os recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo vírus VSR, como a bronquiolite e a pneumonia”, alerta Vital.
Ao participar das primeiras vacinações de gestantes, na manhã desta sexta-feira, em Curitiba, o secretário Beto Preto disse que, ao receber a vacina, as futuras mamães transferem anticorpos aos bebês por meio da placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.
“A inclusão deste novo imunizante no calendário regular de vacinas do SUS, pelo Ministério da Saúde, é muito importante para a saúde pública. Trata-se de um cuidado indispensável no cuidado da mãe e do seu bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR elas conferem imunidade passiva ao seu filho, protegendo-o contra infecção grave durante os primeiros meses de vida”, destaca Beto Preto.
O vírus VCR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.

Confira o número de
doses do 1º lote da vacina:
Apucarana 386
Arapongas 392
Bom Sucesso 21
Borrazópolis 19
Califórnia 25
Cambira 36
Faxinal 54
Grandes Rios 18
Jandaia do Sul 63
Kaloré 10
Marilândia do Sul 26
Marumbi 12
Mauá da Serra 35
Novo Itacolomi 9
Rio Bom 8
Sabáudia 31
São Pedro do Ivaí 28
TOTAL 1.174

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.