O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
Carlos Figueredo, que faz parte da pastoral Afro Apucarana disse que infelizmente não se tem muito o que comemorar, e é preciso passar por um momento de reflexão. “Essa data é muito importante, há muito suor, muito sangue do povo negro nesse país.” disse Carlos.
Carlos aproveita para convidar a população para participar da Missa enculturada Afro no dia 26/11 na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Jd. Trabalhista, com a realização da Quizomba. “Quizomba quer dizer uma festa, nós gostamos de celebrar aquele momento,” finaliza .
Segundo Carlos, os casos de racismos registrados ainda hoje é inaceitável, o povo negro é um povo amável, que merece todo respeito.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com Carlos, a entrevista segue no áudio abaixo.