A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana está promovendo 5 dias de capacitação dos servidores com o tema “atualização sobre as melhores práticas no tratamento do usuário com suspeita de dengue”. Até a quinta-feira, o treinamento é no Cisvir para enfermeiros, médicos, dentistas, e para as equipes do Laboratório municipal, Casa da Gestante, Centro Infantil e Ambulatório de Dermatologia.
Na sexta-feira (8), será a vez dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se atualizarem sobre as melhores práticas no combate à doença. Já nos dias 13 e 14, os técnicos e auxiliares de enfermagem, assim como os agentes comunitários de Saúde, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.
A capacitação é ministrada pela médica Ariana Carolina Luciano Valim. O coordenador do Departamento de Vigilância e Epidemiologia de Apucarana, Luciano Simplício Sobrinho, explica que o objetivo do treinamento é fortalecer o fluxo do usuário com suspeita de dengue, proporcionando um atendimento mais eficiente desde o momento da suspeita até o tratamento adequado. Serão abordados temas como estadiamento da doença (classificação por grupo de acordo com a gravidade), manejo clínico adequado, monitoramento e ações eficazes no território, visando melhorar a qualidade da assistência.
De acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, a capacitação dos servidores é fundamental para enfrentar o desafio constante que a dengue representa. “Com o conhecimento atualizado e as melhores práticas em mãos, os profissionais de saúde estarão mais preparados para diagnosticar precocemente a doença, oferecer um tratamento adequado e adotar medidas preventivas eficazes”, afirma Bachiega.
“A prefeitura reforça seu compromisso em garantir a saúde e bem-estar da população, investindo em treinamentos como esse e fortalecendo parcerias com instituições especializadas. A luta contra a dengue é responsabilidade de todos. Através do investimento em capacitação podemos combater essa doença e criar um ambiente mais seguro e saudável para todos os munícipes”, acrescenta o secretário da saúde.