SpaceX lança satélite ‘caçador de planetas’ da Nasa

A empresa americana SpacX lançou nesta quarta-feira (18), às 19h51, o satélite TESS da agência espacial americana (Nasa), que analisará durante os próximos dois anos cerca de 20 mil exoplanetas (fora do nosso sistema solar).

lançamento inicial do foguete Falcon 9, onde o TESS está acoplado, estava programado para a última segunda-feira (16), mas precisou ser adiado. No dia, a Nasa quis deixar claro que o satélite já se encontrava “em excelente estado” e que estava “pronto” para o lançamento.

O satélite, que foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e que está avaliado em US$ 337 milhões, observará 85% do céu para encontrar planetas fora do nosso sistema solar e, mais adiante, determinar se há condições necessárias para que abriguem vida.

O TESS buscará exoplanetas orbitando estrelas situadas a menos de 300 anos luz da Terra, e se baseará nos dados já recompilados pelo telescópio espacial Kepler, que esteve em órbita durante nove anos e confirmou a existência de mais de 2.600 exoplanetas.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE