Terremoto na Indonésia deixa mais de 500 montanhistas isolados

As equipes de resgate tentam nesta segunda-feira (30) retirar mais de 500 montanhistas que ficaram isolados no monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, após um forte tremor que atingiu a região no domingo (29). Oterremoto de 6,4 graus de magnitude deixou 16 mortos e mais de 160 feridos.

“Ainda temos 560 pessoas bloqueadas. Quinhentas na área de Segara Anakan e 60 em Batu Ceper”, afirmou Sudiyono, diretor do parque nacional Rinjani, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome. Para o esforço de resgate, 165 equipes foram mobilizadas.

No momento do tremor, 820 escaladores a 3.726 metros de altitude. As avalanches e deslizamentos de terra provocados bloquearam o caminho de volta do grupo. Apesar disso, nenhum deles se encontra em perigo.

Os montanhistas são de 26 países, mas a maioria vem da França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e da Tailândia.

Entre os montanhistas presos estão cerca de 200 tailandeses que, segundo o jornal “Bangcoc Post”, passaram a noite em tendas de campanha e consumindo os alimentos que levaram para um passeio no monte, onde fica uma das principais atrações turísticas da ilha: o vulcão Rinjani.

Pelo menos dois helicópteros foram usados para as tarefas de salvamento, que já conseguiram retirar do local outras 246 pessoas, segundo o porta-voz de Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, nas redes sociais.

O Monte Rinjani tem 3.726 metros de altura e é o segundo maior vulcão da Indonésia, muito procurado por alpinistas por suas vistas impressionantes.

O epicentro do tremor foi localizado a 50 km a nordeste da principal cidade de Lombok, Mataram, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ele foi seguido por dois tremores intensos e mais de 100 tremores secundários. Centenas de casas foram destruídas.

A Indonésia é um arquipélago formado por 17 mil ilhas e está localizado no chamado cinturão de fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE