Em meio a polêmica, Guaratuba, no litoral do Paraná, vai receber, a partir desta quinta-feira (10), uma festa que inclui rodeios. Na programação de dez dias, estão previstos shows, barracas de comidas e quatro dias com rodeios – a primeira etapa do Circuito de Barretos.
O evento será realizado no novo parque de eventos de Guaratuba.
As organizações de proteção dos animais cobram o cumprimento de uma lei municipal que, desde 2007, proíbe o uso de animais em espetáculos na cidade.
A presidente da Associação S.O.S Vira-Lata, Agatha Ferrarezi, fez um abaixo-assinado, que foi encaminhado para o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
“Quando a gente ficou sabendo do rodeio, a gente até estranhou o fato de vir um rodeio para a cidade, visto que existe uma lei municipal que proíbe atrações usando animais. Então nós estranhamos como foi liberado esse alvará, de onde veio isso, de onde partiu isso”, declarou Agatha.
O promotor responsável pelo caso, Elcio Sartori, considerou que a lei trata de vários eventos, mas não cita rodeios.
Além disso, Sartori diz que a Constituição Federal determina que não são cruéis as práticas consideradas patrimônio cultural do país. Como o rodeio é uma dessas práticas, o processo foi arquivado.
A Prefeitura de Guaratuba também foi procurada desde o início do processo, e também diz que a lei não atinge os rodeios, que pela primeira vez serão realizados na cidade, com 30 touros.
De acordo com a prefeitura, será feita uma fiscalizar, junto com a organização do evento, para verificar o tratamento a esses animais, desde o transporte até o fim do rodeio.
“A prefeitura estará presente durante o período que vai ter essas apresentações para que sejam protegidos esses animais e para que nada de anormalidade ocorra durante o evento”, explicou Elaine Dias, secretária da Cultura e Turismo de Guaratuba.
Fonte: G1 | Foto em destaque: Reprodução/RPC