Festa de aniversário de menino de 3 anos homenageia coletores de lixo de Curitiba
A festa de 3 anos do garoto Theo Schlemper teve um tema nada comum. Ele quis homenagear os amigos, mas engana-se quem pensa que são os da rua ou da escolinha. Os escolhidos foram os coletores de lixo que passam pelo bairro onde mora, o Campo de Santana, em Curitiba.
O menino fez aniversário no dia 21 de dezembro, mas devido às festas de fim de ano, a comemoração ficou para 5 de janeiro deste ano.
A mãe Valéria Schlemper conta que desde bebê ele gosta dos garis. Logo que começou a engatinhar ia até o portão acenar para os trabalhadores. E isso virou rotina. Nas terças, quintas e sábados, Theo sai de casa e vai ver o caminhão de lixo passar.
“O Theo me ensina todos os dias sobre como ser mais humana. Para ele, não são lixeiros ou garis, são coletores de lixo. Ele admira a profissão por eles serem quem são, que em meio aquilo que jogamos fora, conseguem sorrir e ganhar o sustendo de casa”, conta.
Ela diz que mesmo quando está dormindo, se o garoto ouvir o sininho ou os cachorros latindo, já sabe que é o caminhão chegando.
Valéria é promotora de eventos, mas diz que foi uma surpresa quando o filho pediu uma festa com o tema de coleta de lixo.
“O primeiro ano de vida dele foi do Star Wars. No de dois anos não conseguimos fazer festa. Desde então, o Theo já começou a falar que queria comemorar os 3 anos homenageando os seus heróis, os coletores de lixo”, diz Valéria.
Decoração da festa do Theo — Foto: Jéssica Carsoli
Valéria criou uma decoração, fez sachês em formato de pequenos sacos de lixo, bonequinhos de feltro no topo do bolo, caminhões verdes, entre outros itens.
A avó fez uma roupinha que imita o uniforme dos coletores e, o que ninguém esperava, colocou fotos dos trabalhadores de lixo nas paredes. Tudo para realizar um sonho.
Decoração da festa do Theo — Foto: Jéssica Carsoli
“Além de homenagear, convidamos eles para a festa. Imprimimos os convites que o tema já dizia que era em homenagem a limpeza pública, mas quando chegaram e viram as fotos deles, se emocionaram”, explica a mãe de Theo.
Segundo ela, foi uma forma de agradecer um trabalho que nem todos reconhecem.
“[Quisemos] levar alegria para a rotina pesada que eles têm e saber que eles são especiais para nós”, afirma Valéria.
Além da decoração, a mensagem da lembrancinha – um lixinho cheiroso – da festa serviu como conscientização aos convidados para se atentarem para a valorização dos profissionais da coleta.
Lembrancinhas do aniversário do Theo — Foto: Jéssica Carsoli
Paulo Alberto dos Santos Flores, um dos coletores homenageados, trabalha na limpeza pública há cinco anos. Segundo ele, Theo é um amigo.
“Cada vez que a gente passa, ele está lá esperando um abraço, um cumprimento. Nós tiramos as luvas rapidinho e seguimos viagem. Não tem como não se apegar, hoje somos amigos. A festa foi dele, mas a surpresa e o presente foi nosso. Muito gratificante ver nossa foto, ser especial para alguém”, conta Paulo.
Paulo sendo acariciado por Theo — Foto: Jéssica Carsoli
Outro homenageado foi Ozeias Barbosa da Silva, que fez coleta por oito anos, e há seis é motorista do caminhão de lixo.
“Chegamos na frente da casa dele e falamos: ‘e aí, amigo?’ E ele sempre responde: ‘oi, meus amigos’. É carinho, ele é tão pequeno e tão consciente. Existe tanto preconceito contra os coletores, e ele ensina aos adultos a serem mais respeitosos, valorizar essa profissão. Ele já decorou até nossos ‘gritos’, assovios e gestos”, diz Ozeias.
A ideia contagiou a vizinhança. No domingo (20), outro menino do mesmo bairro vai fazer uma festa com o mesmo tema, segundo Valéria. Parte da decoração será a mesma do aniversário do Theo.
“Não custa nada ajudar outra criança a realizar esse sonho. O João tem 5 anos e certamente tem um respeito gigante por esses profissionais também”, explica Valéria.
Prefeitura de Curitiba compartilhou a história de Theo no Facebook — Foto: Reprodução Facebook
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.