O poeta e escritor Thiago Zardo lança nesta quinta-feira 21/09, o livro de poemas Estações Haikais, forma poética de origem japonesa marcada pela concisão e objetividade. “ O Haikais, ele um pouco é diferente por que tecnicamente é um poema que tem 17 sílabas. Então ele fica muito reduzido. Ele é um terceto de 17 sílabas, tendo algumas regras, 5 sílabas na primeira linha, 7 na segunda e 5 na terceira. Mas não precisa assustar com isso não, por que a leitura é bem agradável, são poemas pequenos, na maior parte com certo humor, foi bem adaptado para a cultura Brasileira,” informou Thiago
Thiago estreou na literatura no ano de 2000, com o livro de poesias O Casulo. Desde então não parou mais de escrever. Segundo ele, esse livro no estilo Haikais foi um dos mais desafiadores. “Esse exercício de produzir Haikais foi pra mim talvez a parte mais difícil. A gente ocidental gosta muito de falar, e nesse caso é ao contrário, você tem segurar, tem que caber tudo num espaço de três linhas, então foi o maior desafio que eu tive poeticamente falando até hoje,” ressalta o escritor.
Além do lançamento do livro, o poeta irá ministrar uma palestra ás 19h30 no SESC, localizado na Rua São Palo,150
O SESC está realizando a 36 ª Semana literária e Feira do Livro, com o tema: Literatura e ou em movimento: travessia do tempo e do espaço.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com o poeta, que fala sobre o lançamento do livro.