Presidente de instituições visita a 98FM

A presidente da Edhucca, Aída Assunção, e diretora de Ação Social do Lar Sagrada Família, visitou nesta terça-feira 09/04, a Rádio 98FM para entregar o relatório de atividades de 2018. A iniciativa tem por objetivo manter a transparência nas ações realizadas em ambas instituições.

“A imprensa sempre acolhe com muito carinho as nossas campanhas, como do bazar que ocorre todos os meses. Então, nada mais justo e responsável, do que apresentar os números referentes ao nosso trabalho do ano de 2018”, comenta Aída.

Na oportunidade foi entregue um oficio de defesa ao Sistema “S”, ao diretor da 98FM Dr. Valmor Giavarina que  relatou que a emissora apoia os projetos desenvolvidos pelas instituições e reforçou a parceria entre os órgãos.

Confira abaixo o oficio.

O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Economia, tornou público o projeto para reduzir o percentual das contribuições vertidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol do Serviço Social do Comércio – SESC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, tendo sido asseverado pelo Ministro da Economia, Sr. Paulo Guedes, que seria necessário “meter a faca no Sistema S”.

Como Gestores do SESC/PR, sustentamos que qualquer política pública, que objetive reduzir os recursos eminentemente privados da Entidade, impactará diretamente no desenvolvimento socioeconômico de toda sociedade, gerando prejuízos efetivos, quantitativos e qualitativos, tanto para os beneficiários dos relevantes serviços sociais, quanto para os trabalhadores que poderão vir a ter seus contratos de trabalho rescindidos.

Por esse motivo, pedimos licença para expor as razões pelas quais requeremos o apoio parlamentar, na defesa institucional do SESC e de todas as demais Entidades do Sistema “S”.

Em 1946, o SESC – Serviço Social do Comércio – foi criado com a finalidade de planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social, bem como para a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores do comércio e de suas famílias. Desde então, somos referência nacional como Entidade que efetivamente realiza ações sociais interventivas, na defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade das pessoas.

Com respeito a esse legado histórico de 70 anos, o SESC/PR tem como propósito contemporâneo oferecer serviços sociais inovadores e de excelência, que sejam condizentes com as necessidades atuais dos trabalhadores do comércio e dependentes, em um mundo globalizado e tecnológico.

Atenta às mudanças sociais e econômicas da sociedade paranaense, esta Entidade se modernizou e se faz presente através de suas 30 Unidades de Serviços, nos 04 Núcleos de Atendimento, nas suas 06 Unidades Móveis, nos espaços das escolas públicas e nos ambientes empresariais, com 1.645 empregados, para atender aos trabalhadores do comércio e suas famílias, proporcionando a efetiva melhoria do padrão de vida destes.

No ano de 2018, o SESC/PR realizou milhões de atendimentos e desenvolveu inúmeros Projetos na área de Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Ação Social. Despendeu mais de R$ 48.330.793,32 como investimento em Educação Gratuita para pessoas de baixa renda, a fim de cumprir

as metas do Programa de Comprometimento em Gratuidade (PCG), sendo esta uma responsabilidade da Entidade para com toda sociedade brasileira.

Também no ano de 2018, tivemos 20.538 alunos inscritos em cursos e 107.547 inscritos em palestras e oficinas do Programa Futuro Integral, que atende gratuitamente crianças e adolescentes da rede pública de ensino em atividades de contraturno. Foram 14.039 atletas participantes do Circuito de Caminhada e Corrida de Rua e 90.958 participantes da Semana Literária, 487.601 itens arrecadados na Campanha do Agasalho, beneficiando 119.927 pessoas, e 100.826 brinquedos arrecadados na Campanha do Brinquedo, atendendo a 38.107 crianças, da mesma forma foram 2.120.847 Kg. de alimentos distribuídos no âmbito do Programa Mesa Brasil.

Todos os demais dados qualitativos da eficiência dos serviços prestados pela Entidade, nos 399 municípios do Estado, constam do Relatório de Gestão disponível em nosso Portal da Transparência.

Nos últimos anos, o SESC/PR ampliou e intensificou seus projetos na área de ações sociais. Para demonstrar nossa atividade e o impacto direto na sociedade paranaense, encaminhamos a revista de Ação Social da Entidade (doc. anexo), que demonstra que esta Instituição leva Cidadania com o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão; leva Agasalhos e Brinquedos à população vulnerável; leva Solidariedade com o trabalho de grupos; leva Cultura e acesso à Saúde, com suas carretas móveis; leva Alimentos com o Programa Mesa Brasil; leva acesso à Educação formadora e transformadora e leva Turismo Social, ampliando a perspectiva de mundo de muitas pessoas.

Além da Revista Ação Social, encaminhamos material institucional com folder e encarte a respeito da atuação desta Instituição.

É desse modo que o SESC/PR cumpre sua nobre missão social de ser agente transformador de vidas de milhares de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

É por meio de ações como essas, que o SESC/PR contribui efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, auxilia a reduzir a pobreza, a marginalização e a desigualdade social, promovendo o bem estar de todos.

De tal maneira, o SESC atua no país para cumprir os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, contidos no art. 3º da Constituição Federal.

E por prestar esses notáveis serviços à sociedade brasileira, em especial, aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, mais vulneráveis socioeconomicamente, que se justifica a existência, a permanência e a manutenção dos recursos de uma organização séria e responsável como o SESC.

Estimamos que a redução da receita destinada a esta Entidade, implicará, por certo e na mesma proporção, a redução da quantidade de serviços sociais prestados, o fechamento de Unidades

de Serviços e a redução de postos de trabalho, o que, em última análise econômica, traria prejuízos socioeconômicos para o próprio Estado.

Pelo exposto, requeremos o vosso inestimável apoio na defesa institucional do SESC, a fim de afastar qualquer projeto de política governamental que objetive reduzir o orçamento desta respeitável Entidade, em honra e defesa do progresso social da população brasileira.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE