Você teria coragem de visitar um cemitério a noite? Essa questão é decisiva àqueles que se inscrevem para saber mais sobre a história dos pioneiros da capital do Paraná. Em Curitiba, os portões e as histórias do Cemitério Municipal São Francisco de Paula se abriram novamente nesse semestre, em visitas noturnas guiadas promovidas pela prefeitura. Segundo a administração municipal, foram abertas 240 vagas gratuitas no mês de agosto para visitas noturnas às quartas, quintas, sextas e aos sábados, sempre a partir das 19h às 22h. São 60 vagas disponíveis para cada noite.
A diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação, explica que as vagas gratuitas para a visita guiada noturna se esgotam rapidamente. O sistema de inscrição para as Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula é feito pelo site Guia Curitiba, que é a plataforma de gestão dos eventos da Prefeitura de Curitiba. Para se inscrever é necessário estar registrado no e-Cidadão.
Até o fim do ano serão feitas novas sessões, uma vez por mês, com o calendário sendo divulgado pelos canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba. Mais de dez mil pessoas já participaram da atividade, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.
História da cidade
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade. Conduzida pela pesquisadora Clarissa Grassi, a Visita Guiada Noturna tem como objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas. A visita guiada noturna reúne informações sobre arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais antigo da cidade.
Serviço
Inscrições para as visitas guiadas noturnas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula no Guia Curitiba
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, s/nº – São Francisco)