De acordo com a Polícia Federal (PF), o estudante de Cornélio Procópio, suspeito de ter vazado o tema da redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, negou ter registrado a imagem por ele divulgada em suas redes sociais. Ele e mais sete acusados, teriam vazado informações da prova realizada no dia 05. No entanto, o paranaense do norte pioneiro relatou que não foi ele quem fez foto da página, mas que teria apenas compartilhado a imagem com o tema da redação.
O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação dos testes, confirmou a informação do vazamento e pediu apoio da Polícia Federal (PF), no caso. Os agentes e o Inep, tiveram suporte das empresas Big Techs, para identificar e preservar as provas de imagens ou conteúdos do Enem.
Ainda de acordo com o MEC – Ministério da Educação e Cultura, ainda não há informação de conhecimento do conteúdo da prova antes da sua realização no primeiro domingo do exame. A Polícia Federal disse que se a versão for confirmada, de que ele não fez a foto, o jovem não responderá processo pelo caso e estará liberado das acusações. O MEC também informou neste domingo (12), último dia de provas, que o Enem 2023, não será cancelado por conta dessa investigação.