Nesta quinta-feira (30), profissionais da Saúde e das forças de segurança de Apucarana executaram um plano de resgate de múltiplas vítimas (IMUVI). O grupo de agentes finalizou capacitação de dois dias no campus da Unespar em Apucarana. A proposta foi programada após o acidente com trem e ônibus de estudantes da APAE, em Jandaia do Sul, onde houve mortos e feridos. Na tragédia, houve o emprego de socorro de toda a região. Marcos Costa, chefe da 16a Regional de Saúde de Apucarana avaliou positivamente o resultado do teste.
“Essa simulação de acidente envolvendo ônibus e carro é para aproximar os trabalhos o máximo possível da realidade”, ressalta. Segundo ele, o treinamento foi proposto a partir de reuniões com as equipes de Saúde e principalmente após avaliações do atendimento ao acidente com o ônibus e o trem em Jandaia do Sul. “Tudo isso nasceu dentro do Comitê de Urgência e Emergência da RS, onde todos os órgãos têm seus agentes opinando com a intenção e evitar problemas, caso um fato grave como aquele volte a acontecer na nossa área”, explica.
O Subcomandante do 11⁰. GB, Major Élcio José de Meira, explica o funcionamento do SCI (Sistema de Comando de Incidentes), procedimento padronizado para esse tipo de situação. “É essencial esse trabalho para repassar técnicas para o atendimento a múltiplas vítimas. Esse sistema, é o mesmo utilizado em muitos países como dispositivo padronizado de socorro”, diz o oficial.
O evento aconteceu na área do estacionamento da Unespar, em Apucarana após um dia e meio de capacitação teórica no auditório Gralha Azul, da instituição.
- Assista à entrevista com o Major Meira – 11o GB Apucarana