O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retomou as análises de pedidos de autorização para o controle de javalis, desde 27 de dezembro.A autorização é necessária para que pessoas físicas ou jurídicas possam capturar ou abater javalis, uma espécie exótica invasora.Solicitar a autorização
Para solicitar a autorização, é preciso acessar o Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) e preencher um formulário online.No formulário, é necessário informar o local onde o controle será realizado, a espécie a ser controlada e os métodos que serão utilizados.
Também é necessário apresentar uma declaração assinada pelo proprietário da propriedade onde o controle será realizado, autorizando a entrada dos controladores. As propriedades que serão alvo de ações de controle devem estar cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
- Interrupção de licenças
O sistema do Ibama estava parado desde julho de 2023, quando o Decreto 11.615/13 alterou as regras sobre armas de fogo no Brasil.
- Apucarana tem milhares de javalis e proibição causou preocupação
Em Apucarana, o assunto foi debatido na Câmara de Vereadores em novembro. Na ocasião, foi aprovado apoio ao produtores rurais e aos praticantes de tiro, para que fosse retomado o controle da espécie na região.
Sobre isso, o biólogo Fernando Felipe – que esteve na sessão do legislativo, conversou com o jornal Bom Dia Cidade. Nesta semana, ele está fazendo monitoramento de grupos de javalis nas áreas rurais de Apucarana.
Ouça o biólogo Fernando Felipe:
- Agronegócio comemora decisão
Nas redes sociais, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), comemorou a decisão do Ibama.
Com informações do Canal Rural