O papa Francisco visitará Papua Nova Guiné em agosto, anunciou o governo do país da Oceania nesta quinta-feira (25).
O ministro das Relações Exteriores, Justin Tkatchenko, informou que o governo local recebeu uma “nota oficial de que o papa Francisco” viajará a Papua Nova Guiné para uma visita de três dias.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com o Núncio Apostólico. Uma equipe foi montada e se reunirá para revisar todos os aspectos da visita”, explicou Tkatchenko.
O anúncio ocorre apenas duas semanas depois que a capital da nação, Port Moresby, foi abalada por tumultos mortais provocados por uma greve policial por aumento salarial.
A expectativa é de que Jorge Bergoglio visite a capital e uma das duas cidades costeiras do norte do país.
Papua Nova Guiné conta com mais de 9 milhões de cristãos – quase toda a população – embora a maioria seja protestante e mantenha muitas crenças animistas tradicionais ou espirituais.
A última visita papal ao país remonta a 1995, quando João Paulo II encontrou dançarinas tribais adornadas com penas de pássaros exóticos, saias de grama e tangas.
Uma viagem do argentino a Papua Nova Guiné estava planejada para 2020, mas foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. (ANSA).