A cidade de Aracatí com 75 mil habitantes situada no litoral do Ceará, a 150 quilômetros de Fortaleza, terá uma festa de Carnaval milionária, com artistas nacionais.
A Prefeitura anunciou que a folia terá shows gratuitos de Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Xand Avião e ao menos outras nove atrações.
Os dez contratos fechados com os produtores dos artistas e publicados até a tarde de quarta-feira (24/1) já somam R$ 2,5 milhões. Ainda não foram disponibilizados os valores dos shows de Ivete Sangalo e Gusttavo Lima.
Ao mesmo tempo, porém, moradores reclamam da qualidade dos serviços de saúde prestados no município.
A aposentada Ione Pereira de Oliveira, 52 anos, gravou um vídeo no qual pede para que os artistas não façam os shows em Aracati.
“Peço a vocês, de todo meu coração: ‘não venham, não’. Estão tirando dinheiro da nossa saúde, dos pacientes, que dá para socorrer outras pessoas, para a gente poder fazer nosso tratamento”, disse.
Ione é um dos três pacientes que entraram na Justiça contra a Prefeitura de Aracati, para tentar garantir o transporte necessário até o município de Russas (CE), onde fazem tratamento de hemodiálise. A cidade vizinha fica a cerca de 70 quilômetros de distância.
Moradores de Aracati também reclamam do atendimento no Hospital Municipal Eduardo Duas (Hmed). Um vídeo gravado na última segunda-feira (22/1) mostra uma enorme fila na porta da unidade de saúde.
A pessoa que registrou as imagens disse que aguardava para pegar remédios. “A saúde do pessoal de Aracati entregue às baratas”, reclamou. “Cheguei aqui agora para receber medicamento e tenho de enfrentar uma fila dessas, senão, amanhã não tem mais medicamento. O negócio aqui está feio.”
O homem ainda chamou a atenção para a discrepância dos serviços de saúde em relação aos altos custos dos eventos promovidos pelo poder público: “[O morador] anda nas ruas e [encontra] tudo interditado, festa por cima de festa. Está cruel a situação”, queixou-se
Coluna Grande Angular
Site: Metrópoles
Por: Isadora Teixeira