A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), confirmou a aplicação de 332 primeiras doses do imunizante contra a dengue no último sábado (06), em Apucarana. No total, Apucarana recebeu 2.291 doses para essa etapa de vacinação. No sábado, o trabalho da Saúde se concentrou na Unidade Básica de Saúde (UBS), Bolivar Pavão, das 08h às 16h30. “Foi um grande sucesso e nesta segunda-feira (08), já estão sendo distribuídas as vacinas agora pela manhã nas unidades de saúde acredito que, a partir das 9 horas”, explicou.
O público a ser vacinado com a dose da Qdenga, continua o mesmo e o trabalho continua em todas a UBS, com sala de vacina, no município, exceto no posto Bolivar Pavão, que é referência de emergências para casos relacionados à suspeitas de dengue, asssim como a estrutura emergencial do Ginásio de Esportes Lagoão – das 08 às 22h. “As vacinas das pessoas que são daquela comunidade – do Bolivar Pavão – serão feitas ali no Jardim de Ponta Grossa, mas quem já teve dengue recentemente, tem que esperar pelo menos seis meses para rebeber a primeira dose. Então o adolescente, a criança que teve dengue tem que esperar seis meses para ser vacinado”, salienta o médico.
Odarlone ressalta que as pessoas já imunizadas com a primeira dose já estão garantidas para receberem as doses subsequentes e serão comunicadas em tempo oportuno. “Então todas as unidades de saúde que tenham sala de vacina, até as 16 horas estarão fazendo a aplicação da vacina para esse público de 10 a 14 anos, ou melhor 15 anos incompletos”, enfatiza.
A Autarquia de Saúde de Apucarana considera com apresso a iniciativa do Ministério da Saúde para a vacinação no município. “Claro que teve também o trabalho de várias forças políticas para o envio dessas vacinas através da SESA – Saúde PR. Agora nós estamos recebendo e imunizando a nossa população”, finaliza Dr Odarlone em nota enviada ao Jornal Bom Dia Cidade, da 98FM.