Força de Paz da ONU certifica quartel de Apucarana

Nesta quarta-feira (20), feriado pela manhã moradores do Distrito de Vila Reis, zona sul de Apucarana registraram a movimentação de militares do exércitos e veículos blindados pelas ruas da comunidade. A operação de capacitação, foi confirmada pelo comandante da unidade, coronel Figueiredo à reportagem da 98FM. Segundo o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30o BIMEc), o quartel de Apucarana foi selecionado para comandar uma unidade especializada em Missões de Paz do Exército Brasileiro no exterior. “Isso significa que militares do batalhão poderão ser convocados para representar o País em um eventual pedido das Nações Unidas (ONU). É um Batalhão de Operações de Paz, formado por tropas da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada”, destaca nota oficial.

Para concluir a sua certificação, o Batalhão de Paz realiza exercícios militares nessa semana, entre segunda (18) e quinta-feira (21), na Vila Reis, na rodovia de acesso ao Aeroporto Capitão João Busse, a PR-532, e ainda na região da Fazenda do Rio do Cerce. O exercício está sendo coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), que fica no Rio de Janeiro. Cerca de 200 homens, entre praças e oficiais, participam do exercício prático, que consiste em simulações de patrulhamento mecanizados, escolta de comboios humanitários, segurança de pontos sensíveis, check points e revista pessoal, entre outras ações.

O treinamento, que conta com a participação de blindados Guarani, não deve afetar a rotina da população. Para a realização do exercício, a Prefeitura autorizou a permissão do uso do espaço público da Vila Reis, que foi escolhida por estar localizada fora da área urbana da cidade. O comandante lembra que esse treinamento é a última etapa da certificação.

Militares do batalhão já participaram de aulas teóricas virtuais e também de capacitação presencial no Rio de Janeiro. Com a finalização dessa fase, os militares de estarão aptos para integrar o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês),
O 30° BIMec tem um histórico de atuação em missões de paz. “Em 2010, o batalhão esteve presente no Haiti com uma tropa”, cita, observando que atualmente o Exército Brasileiro participa de forças de paz no Líbano, Sudão do Sul e Congo, entre outros países.

Com informações da COM 30o BIMEc

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE