Sabia que você já pode ter comido um biscoito feito por IA?

Em uma reportagem do The Wall Street Journal, o grupo Mondelez, fundado em 2012 e dono de empresas como a Oreo, Lacta, Trident, Bis, Club Social e muitas outras, afirma que vem utilizando inteligência artificial para criar novas receitas de produtos.

Segundo a gigante dos alimentos, o uso da inteligência artificial, além de acelerar o tempo de criação de novas receitas, ajuda a gerar ideias inovadoras. A tecnologia já teria sido usada em mais de 70 projetos diferentes desde 2019.

Com auxílio do recurso, os cientistas da empresa conseguem criar projetos otimizados a partir de determinadas características. Por exemplo, é possível pedir para a IA criar uma receita com sabor amanteigado, de casquinha fina e aroma de baunilha, que também mensura o custo dos ingredientes e o impacto nutricional que aquele alimento terá nas pessoas.

O maior sucesso da Empresa até agora, projetado pela inteligência artificial é o Oreo Golden Gluten-Free, livre da proteína presente em cereais e com o visual dourado e branco, lançado nos últimos anos.

Entretanto, nem tudo que reluz é ouro. Em pesquisas passadas a inteligência artificial errou na mão ao cometer erros grosseiros.   Ainda em fase inicial e sem tantas instruções, a inteligência artificial criou receitas com quantidades absurdas de bicarbonato de sódio por conta do baixo custo comercial, mas que resultou em biscoitos com um péssimo gosto.

Matéria: TECMUNDO

Por Felipe Vitor Vidal Neri

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