No Paraná, 356.605 eleitores que não compareceram às urnas nos últimos três turnos, não justificaram e não pagaram a multa podem ter o Título de Eleitor cancelado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Estes eleitores têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação e, dessa forma, evitar o cancelamento. O cancelamento não se aplica em pessoas não alfabetizadas e com mais de 70 anos. De acordo com o TSE, Curitiba é a cidade com maior número de faltosos, seguida por Londrina e Maringá.
Como posso verificar minha situação?
É possível consultar a situação do Título de Eleitor por meio da internet. O usuário deverá informar o número do título, do CPF, ou o nome completo, e apertar em “consultar”. Se aparecer a mensagem “Identificamos falta nas três últimas eleições”, é necessário regularizar a situação.
Como realizar o pagamento da multa?
Aqueles que não regularizarem a situação ficam impossibilitados de votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.
Além disso, fica impedido de conseguir empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual seja exigida quitação eleitoral.
Desta forma, para regularizar a situação após o dia 19 de maio será necessário comparecer a um Cartório Eleitoral de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Será necessário levar documento oficial com foto e um comprovante de residência. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato via Disque-Eleitor pelo número 0800 640 8400 ou WhatsApp (41) 3330-8400 ou procurar um Cartório Eleitoral.
Fonte: G1