16ª Regional de Saúde recebe novos lotes de vacinas influenza e da covid

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou nesta quinta-feira (29) à 16ª Regional de Saúde de Apucarana o sexto lote de vacinas da gripe influenza, disponibilizando mais 8.600 doses. Ao mesmo tempo, a Regional de Saúde também recebeu mais 3.276 doses de vacinas da covid, sendo 66 Pfizer Ped, 1.230 da Pfizer Baby e mais 1.980 Pfizer Adulto.

Os novos lotes começam a ser entregues de imediato às secretarias municipais de saúde dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Até agora, a regional recebeu 137.200 doses da influenza, que representa 85,25% do total previsto para os 17 municípios da região, que é de vacinar 160.930 pessoas.

Por enquanto, conforme revela o diretor da regional, Lucas Leugi, foi alcançado apenas 38,65% do público-alvo a ser vacinado, com relação à influenza, na área da regional de Apucarana. Já em âmbito estadual o total de imunizados é de 38,95%. Deste percentual, 43,07% são idosos, 30,02% são crianças e 28,32% são gestantes. “Contamos com o apoio e a mobilização de todas as equipes da saúde pública da nossa área, para atingir as metas de imunização estabelecidas”, assinala Leugi.

Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a dois anos; crianças de 3 a 6 anos incompletos; idosos acima de 60 anos; gestantes e puérperas; e pessoas com deficiência permanente.
O secretário de estado da saúde, Beto Preto, reitera que a vacina é imprescindível para reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza. “Os portadores de doenças crônicas e comorbidades têm um risco maior e não podem deixar de serem vacinados”, enfatiza o secretário.

Ele alerta, mais uma vez, que as crianças também são prioridade, em função do crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Assessoria 16a RS

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE