Celebrado nesta segunda-feira (9), o Dia Nacional da Imunização destaca a importância das vacinas na prevenção, controle e eliminação de doenças. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforça o compromisso com a proteção da população e ampliação da cobertura vacinal por meio da atualização da caderneta em todas as fases da vida. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná disponibiliza gratuitamente 31 vacinas à população.
São 48 tipos de imunobiológicos – 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas ofertados pelo SUS. O Paraná se destaca em suas coberturas vacinais como, por exemplo, da BCG, vacina contra a tuberculose. No Estado, a cobertura vacinal é de 98,80%, enquanto no país não ultrapassa os 86%.
Segundo levantamento da Sesa, a cobertura vacinal de doses de rotina apresentou avanço. Além da BCG, a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, chega 98,25%, em crescimento contínuo desde 2020, quando apresentava 86,15%.
Na infância, até os 10 anos, o esquema vacinal contempla 13 imunizantes, além de reforços e doses complementares. Já na adolescência, continuam sendo ofertadas vacinas importantes como a do HPV, que previne câncer de colo do útero, a meningocócica ACWY, dengue e a dupla adulto.
Adultos também devem manter a caderneta atualizada. Seis vacinas são recomendadas a partir dos 18 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, Influenza e Covid-19, a depender dos esquemas iniciados na infância ou adolescência.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância de vacinar-se, principalmente neste momento, contra a gripe. “Só em 2025 já são 10.635 casos e 523 mortes confirmadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). E o mais grave: a grande maioria das vítimas não estava vacinada”, disse. “A cobertura vacinal para gripe entre idosos, crianças e gestantes está muito abaixo do ideal, sendo que mais de 80% dos pedidos de internação são para esses grupos”.
VACINAÇÃO INFLUENZA – Dados do Vacinômetro Nacional mostram que 2.546.974 vacinas foram aplicadas, com cobertura geral de 42,89% dentre os idosos, crianças e gestantes. Individualmente, a cobertura de idosos está em 46,75%, crianças com 34,73% e gestantes com 31,37%. A meta é atingir 90% de cada um dos públicos-alvo. O Paraná recebeu e distribuiu este ano 4.188.000 vacinas do Ministério da Saúde.
Além das vacinas já citadas, o Estado também oferece a antirrábica humana e a Jynneos, voltada à proteção contra a Mpox, e outros imunizantes ofertados a grupos especiais pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Confira algumas das principais vacinas disponíveis no SUS (rotina):
BCG – contra tuberculose
Pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B
Pneumocócica 10-valente – contra pneumonia e meningite
Meningocócica C e ACWY – contra meningite
Rotavírus – contra diarreia grave
VIP – contra poliomielite
DTP e dTpa – contra difteria, tétano e coqueluche
Tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola
Hepatites A e B – contra infecções virais
HPV – contra verrugas genitais e câncer de colo do útero
Varicela – contra varicela
Febre amarela – contra febre amarela
Covi-19 – contra infecção
Influenza – contra a gripe
Tetra viral – contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela
Pneumo 23 – protege contra a pneumonia.
AEN