A oportunidade de conhecer novas culturas, aprimorar a língua inglesa e acumular experiências importantes para o desenvolvimento pessoal e acadêmico começa nesta segunda-feira (7) para 99 alunos da rede estadual de ensino. Esse grupo de adolescentes foi escolhido para fazer um intercâmbio de cinco meses na Austrália, morando com famílias anfitriãs e frequentando escolas públicas daquele país. A jornada é parte do Programa Ganhando o Mundo, uma iniciativa do Governo do Paraná desenvolvida pela secretaria estadual da Educação.
No período da manhã, embarcaram para o outro lado do mundo 50 estudantes de todos os cantos do Paraná; outros 49 alçam voo no Aeroporto Afonso Pena no período da tarde, totalizando 99 alunos em direção à Terra dos Cangurus. Na bagagem para esse período de imersão na cultura australiana, esses dois grupos animados estão deixando o Brasil carregados de muita expectativa, curiosidade e emoção.
2025 – A edição 2025 do Ganhando o Mundo comporta 1.300 alunos. Com o embarque desta segunda-feira, 889 já seguiram viagem para países de língua inglesa, entre os quais Canadá e Nova Zelândia. Outros 411 ainda esperam ansiosamente para carimbar os passaportes. Em julho, mais 86 estudantes vão para a Austrália; em agosto, 150 seguem para o Reino Unido; em setembro, o destino de 75 dos selecionados é a Irlanda. Os Estados Unidos receberão outros 100 alunos de escolas agrícolas, como parte do Ganhando o Mundo Agrícola, também no mês de setembro.
2026 – O processo de seleção dos alunos para a próxima edição do projeto já está em fase final. A primeira convocação foi na semana passada, com o nome de 589 alunos, que agora precisam providenciar a documentação para oficializar a participação no programa em 2026. Eles foram os primeiros colocados dos 389 municípios paranaenses que inscreveram candidatos, com pontuação e status dentro da classificação geral, e outros 200 beneficiários do Bolsa Família. Serão 2 mil estudantes que farão intercâmbio na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pela iniciativa, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.
AEN