Atlas da Notícia aponta queda das regiões sem veículos de informação no Brasil.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Matéria: Joana Cunha / Folhapress

O maior estudo sobre jornalismo local no Brasil, Atlas da Notícia, trouxe na edição deste ano uma nova confirmação da tendência de queda no número de municípios sem veículos de informação. São os chamados desertos de notícias.

A participação dos municípios sem nenhum tipo de veículo no Brasil caiu de um patamar em torno de 49% em 2023 para 45% na nova edição do levantamento divulgado nesta quinta-feira (10).

O recuo, no entanto, não chega a ser festejado. De acordo com o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, responsável pela pesquisa, a redução é devida a uma expansão do segmento online. Que, entretanto, é muito volátil. Abrem e fecham com muita frequência. Para o Instituto, parte do segmento online, é de iniciativa individual, como blogs ou o uso de redes sociais como plataforma para a distribuição dos conteúdos apurados.

No total, a pesquisa aponta 2.504 desertos, somando uma população de aproximadamente 21 milhões. Em contrapartida há 3.066 regiões ‘não desertos’, que atingem mais de 180 milhões de habitantes. Desses, porém, 1.808 municípios têm apenas um ou dois veículos, configurando o que o Atlas chama de ‘quase desertos’.

A pesquisa também identificou que o Nordeste, tradicionalmente a região com o maior número de desertos proporcionalmente, caiu de 66% em 2020 para 49,6% atualmente.


O levantamento foi financiado pelo Google. A edição atual, que começou a ser captada em outubro de 2024, reuniu mais de 200 voluntários, que ajudaram na pesquisa, de cerca de 80 organizações diferentes, sendo a maior parte universidades.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE