GOLPES: Mais de 3 mil reclamações sobre débitos acendem alerta no Paraná

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho deferiu multas do Procon que ultrapassam o valor total de R$ 1 milhão a bancos, empresas de telefonia e planos de saúde que lesaram consumidores. Curitiba, 17/06/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O Procon-PR, em conjunto com os Procons municipais do Estado, notificou a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para reforçar a segurança nas operações de débitos automáticos em contas bancárias. O alerta foi motivado por mais de três mil reclamações registradas nos últimos 12 meses no Paraná, envolvendo cobranças de seguros, clubes de benefícios e associações que os consumidores afirmam não reconhecer.

Segundo o documento encaminhado à Senacon, a resolução do Banco Central que trata dos procedimentos de autorização e cancelamento de débitos não especifica de forma expressa como deve ser obtida a autorização do cliente, o que pode facilitar irregularidades. A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, alerta que é essencial que os correntistas confiram regularmente o extrato de suas contas para identificar possíveis cobranças indevidas

SONORA

Caso o problema não seja resolvido diretamente com a instituição financeira, o consumidor pode registrar a reclamação nos canais de atendimento do Procon-PR, disponíveis em procon.pr.gov.br.

AERP

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE