O senador Marcos do Val (Podemos-ES) passará a usar tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada após o parlamentar viajar aos Estados Unidos sem autorização, desrespeitando restrições impostas pelo STF.
O dispositivo está sendo instalado no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). Do Val está acompanhado do advogado Iggor Dantas.
O senador é investigado por suposta participação em um plano para anular as eleições de 2022 e por ataques a investigadores da Polícia Federal. Além da tornozeleira, ele está proibido de usar redes sociais, terá que ficar em casa à noite durante a semana e em tempo integral aos fins de semana. O STF também bloqueou seus bens, contas bancárias, PIX, cartões, veículos e salários parlamentares.
Em julho, o senador pediu autorização para viajar com a família, mas teve o pedido negado. Mesmo assim, embarcou para Orlando (EUA), alegando ter avisado às autoridades e estar com documentação regular.