Começa nesta quinta-feira (07) e segue até domingo (10) em Arapongas, a fase macrorregional da 5ª edição do Paraná Bom de Bola. A competição exclusiva de futebol é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). Em Arapongas, competem atletas com idades desde 15 a 20 anos – masculino e feminino no futebol de campo. Os veteranos – maiores de 50 anos – jogam a modalidade futebol suíço. Ao todo são 633 atletas – 508 homens e 125 mulheres, participando do evento regional. Na organização, são 66 dirigentes, 52 técnicos e 21 árbitros envolvidos nos jogos. O Futebol terá 125 mulheres e 263 homens na disputa. Na modalidade de Futebol Suíço, estão inscritos 245 homens.
Além do município sede do evento, estão inscritos: Florestópolis, Jardim Alegre, Ribeirão Claro, Borrazópolis, Nova Fátima, Alvorada do Sul, Ribeirão do Pinhal, Centenário do Sul, Bandeirantes, Andirá, Guaraci, Ivaiporã, Itambé, Pitangueiras, Santo Antonio da Platina, Joaquim Távora, Cambé, Faxinal, Londrina, Nova Tebas e Cornélio Procópio. Essa fase acontece simultaneamente em Palmeira, Arapongas, Moreira Sales e Marechal Cândido Rondon.
PRÓXIMAS ETAPAS – Após a fase macrorregional, os classificados na competição avançam para as finais estaduais programadas para ocorrer em duas etapas no município de Apucarana, de 11 a 14 e de 25 a 28 de setembro.
FUTEBOL SUÍÇO – A modalidade, que estreia oficialmente no Paraná Bom de Bola nesta edição, já teve um projeto-piloto em 2024, com a participação de mais de 1,4 mil atletas de 76 municípios. Diferente do futebol de campo tradicional, o suíço é disputado com oito jogadores em campo reduzido (sete na linha e um goleiro) e com dois tempos de 30 minutos. Não há impedimento, o que torna o jogo mais dinâmico, com características semelhantes ao futsal.
RESULTADOS – Todos os resultados, boletins e documentos oficiais da fase regional estão disponíveis no site da SEES (AQUI). Também podem ser acompanhados pelo aplicativo Paraná Esporte, disponível na App Store e no Google Play.
Com Paraná Esporte