A Nasa está finalizando os testes do X-59, avião supersônico que promete reduzir drasticamente o tempo de voo entre Nova York e Londres, de até 8 horas para cerca de 3h44. A aeronave faz parte da missão Quest, que busca minimizar o estrondo sônico dos voos supersônicos, substituindo-o por um ruído mais suave.
Com 30 metros de comprimento e 9 de envergadura, o X-59 passou por mais de 200 dias de ajustes antes do voo inaugural, previsto para as próximas semanas. O primeiro teste será em baixa altitude, a cerca de 385 km/h. Na sequência, a aeronave passará por avaliações de segurança e desempenho em altas velocidades, superando a barreira do som.
Testes em solo já foram realizados em julho, com checagem de direção, frenagem e funcionamento dos sistemas internos. Todo o desempenho da aeronave é monitorado por sensores e pelo sistema de testes da Nasa, que já gerou mais de 8 mil arquivos com dados de voo.
O projeto também servirá para atualizar normas internacionais sobre ruído de aeronaves supersônicas, com dados compartilhados com reguladores dos EUA e de outros países.
Fonte: Metrópoles
Matéria completa: https://www.metropoles.com/mundo/de-nova-york-a-londres-em-3h-conheca-o-aviao-supersonico-x-59-video