Na abertura da 3ª Jornada de Integração Energética da América Latina que acontece em Assunção, Paraguai, o diretor-geral brasileiro da ITAIPU Binacional, Enio Verri, defendeu uma maior cooperação entre os países para promover políticas energéticas, visando acelerar o crescimento da região.
Ele reforçou que os países da região têm o desafio de “ampliar as parcerias, multiplicando conhecimento e potencialidades, para que de forma estratégica, integrada e de longo prazo, possam continuar atuando em conjunto, impulsionando o desenvolvimento da região”.
Verri salientou que o desenvolvimento dos nossos países não vai ocorrer de forma individual e isolada, “isso não existe mais no mundo. Sozinhos, sem integração e cooperação, não vamos conseguir avançar nos processos de desenvolvimento na área energética”.
O diretor-geral brasileiro da binacional destacou também o início do processo de conexão eletroenergética de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o último estado que estava isolado do restante do País. A interligação dará maior qualidade e segurança energética ao Brasil, menos interrupções no fornecimento de energia. Isso fará com que o Brasil passe a ter um sistema completamente integrado, garantindo segurança e desenvolvimento econômico para o País.
O encontro foi organizado pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER), que agrega Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, e pela ANDE (Administración Nacional de Electricidad de Paraguay).
Fonte: Divisão de Imprensa Itaipu Binacional
crédito da foto: Renato Sordi