Na sessão desta segunda-feira (21), a Câmara de Apucarana retirou de pauta o projeto do Executivo que alterava a legislação da ASERFA – a Autarquia de Serviços Funerários do município. A proposta previa a abertura para a participação da iniciativa privada em alguns serviços, mas o vereador doutor Odarlone Orente, do PT, pediu mais tempo para analisar a matéria.
Além disso, os vereadores aprovaram em primeira votação a chamada Lei Felca, que cria um protocolo de proteção contra a adultização e exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais. A lei prevê multas pesadas para quem explorar menores com fins de monetização. Outro destaque foi a aprovação, em segunda votação, do projeto que declara persona non grata em Apucarana autoridades e particulares que desrespeitem as prerrogativas da advocacia.
Enquanto isso, fora do plenário, a população continua reclamando da falta de água e dos problemas constantes de energia elétrica em vários bairros da cidade. Moradores relatam dificuldade no dia a dia, especialmente em períodos de calor. A cobrança é para que a Câmara e o Executivo pressionem as concessionárias responsáveis a apresentarem soluções rápidas e eficientes.
Moção de Aplauso
Foi aprovada a Moção nº 20/2025, de autoria do vereador Danylo Acioli, que presta homenagem à Associação Desportiva Gol de Letra de Apucarana, pelo relevante trabalho realizado no fomento ao futebol entre crianças e adolescentes, contribuindo para a formação esportiva e cidadã da juventude apucaranense.
Mudanças à vista na Casa
A 27a Sessão da Câmara de Apucarana também foi a última ordinária com a participação do vereador Adan Lenharo. Ele cede sua cadeira após resultado do TRE – PR, que deferiu causa contra o partido (DC), elo qual foi eleito por considerada fraude em cota de gênero. O mesmo ocorre com o vereador Luciano Fachiano. Ambos deixar as vagas para o Pablo Rocha e Lucas Leugi. Os novos componentes assumem nos dias 03 e 04 de outubro, respectivamente.
- Veja como foi a sessão do Legislativo de Apucarana. Assista pelo canal da Câmara, ou ao vivo às segundas-feiras às 19h no Plenário Valmor Giavarina: