Moradores de Apucarana, Jandaia do Sul e São João do Ivaí precisam redobrar a atenção com o consumo de água nesta terça-feira (23). As três cidades enfrentam instabilidades no fornecimento, conforme informou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Em Apucarana, o problema atinge a maior parte da cidade. A estação do Sistema Caviúna-Pirapó está operando com menor capacidade, após as chuvas do fim de semana levarem resíduos até os equipamentos de captação, prejudicando o funcionamento da unidade.
Cerca de 70% dos bairros — incluindo as regiões Central, Sul, Leste e Oeste — são abastecidos por esse sistema e podem enfrentar falta d’água ao longo do dia. Apenas a zona Norte, o Country Clube, Jardim Jaboti e parte do Distrito do Pirapó continuam com fornecimento normal, já que contam com o suporte de poços artesianos.
Em Jandaia do Sul, o rompimento de uma adutora do Sistema Marumbizinho comprometeu a distribuição. Segundo a Sanepar, a pressão na rede pode oscilar e o abastecimento pode ser interrompido temporariamente. Técnicos trabalham desde a madrugada para resolver o problema, mas a manutenção é considerada complexa e ainda não há uma estimativa de quando será concluída.
Já em São João do Ivaí, a situação está em processo de normalização. A interrupção no fornecimento foi causada pela falta de energia elétrica nos poços que abastecem o município e o distrito de Ubaúna. Com o serviço restabelecido, a previsão é que a água volte gradualmente entre a tarde e o início da noite.
A Sanepar faz um apelo para que os moradores evitem desperdícios e priorizem o uso da água para necessidades básicas, como alimentação e higiene. Atividades como lavar calçadas ou veículos devem ser evitadas.
A companhia também lembra que imóveis com caixa-d’água compatível com as normas da ABNT — com capacidade mínima de 500 litros — tendem a não sentir os efeitos do desabastecimento, desde que o uso seja consciente.