Associação de bares e restaurantes acusa plataforma de impor serviços e restringir concorrência em áreas como pagamentos e logística
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou com uma ação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra o iFood, segundo o jornal Valor Econômico. A entidade acusa a plataforma de adotar uma série de práticas consideradas anticompetitivas, que estariam prejudicando tanto os estabelecimentos quanto a concorrência no setor. O Cade ainda não se pronunciou se acatará ou não o pedido de abertura de processo.
Segundo a Abrasel, o iFood deixou de atuar apenas como aplicativo de entrega de refeições e passou a atuar em diferentes etapas da cadeia comercial, aproveitando-se da sua posição dominante no mercado.
De acordo com a associação, a empresa estaria impondo aos restaurantes o uso de seus próprios serviços de pagamentos, logística, crédito e até soluções voltadas ao atendimento presencial dentro dos estabelecimentos.
Um dos pontos mais criticados é a suposta venda casada relacionada ao sistema de pagamentos. A entidade afirma que o iFood obriga os parceiros a processarem transações por meio de seu serviço, limitando a possibilidade de escolha por outras empresas do setor. Também há questionamentos sobre a forma como as entregas são distribuídas.
A associação também contesta a expansão do iFood para o atendimento dentro dos restaurantes, com o lançamento do serviço “iFood Salão”, extrapolando o escopo do delivery e gerando riscos adicionais à concorrência no setor.
Fonte: Veja online