Engenheira suspeita de fraudar licenças ambientais no Paraná, defendia recursos naturais nas redes

Elisa Caroline Soares, engenheira ambiental presa no Paraná nesta quarta-feira por suspeita de fraudar mais de 230 licenciamentos ambientais, postava nas redes sociais conteúdos em defesa do desenvolvimento sustentável e do cumprimento das normas ambientais.

Em uma das postagens, Elisa afirmou que a realização de vistorias técnicas em terrenos rurais “é essencial para o planejamento de empreendimentos e desenvolvimento sustentável”.

“Essas análises permitem identificar características do solo, vegetação, recursos hídricos e áreas de preservação, garantindo que os projetos sejam desenvolvidos de forma responsável e em conformidade com a legislação ambiental vigente, protegendo Áreas de Preservação Permanente (APP), de Preservação Ambiental (APA), Reserva Legal, por meio da elaboração de projetos técnicos compatíveis com a realidade local e aptos ao deferimento em processos de licenciamento ambiental”, escreveu Elisa em 17 de setembro.

Elisa foi presa em operação deflagrada pela Polícia Civil do PR, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a investigação, o esquema funcionava há pelo menos cinco anos. Nele, a engenheira liberava a construção de condomínios de luxo e empreendimentos em áreas de proteção ambiental e até em reservas hídricas, o que colocava em risco nascentes responsáveis pelo abastecimento da região de Curitiba.

Segundo o delegado Guilherme Dias, Elisa inseria informações e documentos falsos no sistema, chegando a usar nomes de pessoas falecidas para liberar obras. Em alguns casos, ainda segundo o delegado, ela declarava falsamente que áreas passariam apenas por “roçada” para obter dispensas de licenciamento.

A polícia cumpriu também sete mandados de busca e apreensão pelos crimes de falsificação de documento público, inserção de dados falsos em sistema de informação, desmatamento da Mata Atlântica e fraude em licenciamento ambiental.

Fonte: RPC / Curitiba

Reportagem: Helena Krüger, Alyohha Moroni, Emanuel Pierin, Manuella Mariani

       

 

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE