O advogado e ex-vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sérgio Vital, foi escolhido para comandar a 16ª Regional de Saúde, que atende 17 municípios do Vale do Ivaí. A nomeação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que também é deputado federal licenciado.
Paulo Vital assume o posto deixado por Lucas Leugi, que se desligou da Regional após assumir uma vaga na Câmara de Vereadores de Apucarana. A mudança no Legislativo ocorreu depois de decisão da Justiça Eleitoral, que mandou retotalizar os votos por causa de fraude na cota de gênero do partido DC.
A 16ª Regional tem sede em Apucarana e é responsável por coordenar as ações de saúde nos municípios de Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.
Ao falar sobre o novo desafio, Paulo Vital destacou que pretende ampliar o atendimento aos municípios, com ênfase em campanhas de vacinação, combate à dengue e no programa Opera Paraná.
A escolha de Vital já vinha sendo cogitada. Durante o evento de assinatura da ordem de serviço para ampliação do Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), na semana passada, o secretário Beto Preto havia adiantado que o nome dele estava entre os indicados para o cargo — o que se confirmou oficialmente nesta terça-feira.