A sessão desta segunda-feira (13), foi presidida pela vereadora Eliana Rocha (Solidariedade) – vice-presidente – que segue à frente na condução dos trabalhos em homenagem às mulheres nesse mês de outubro. A reunião semanal marcou a posse do vereador Luciano Facchiano, que assumiu a cadeira deixada por José Airton de Araújo (Deco), do partido Agir. Deco retorna à direção da Aserfa, a convite do prefeito Rodolfo Mota (União Brasil).
Foi uma sessão ordinária marcada pela aprovação de quatro importantes projetos de lei e pela entrega de uma Moção de Aplausos ao karateca e professor Alan Pereira da Silva, honraria proposta pelo vereador Guilherme Livoti (União).
Como parte das ações do Outubro Rosa, a Procuradoria da Mulher realizou a entrega de laços rosa aos vereadores, servidores da Casa e ao público presente, reforçando a importância da prevenção e da conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher.
A sessão reafirmou o compromisso dos vereadores desta gestão com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar da comunidade e a valorização do cidadão apucaranense. Entre os projetos aprovados, destaca-se o Projeto de Lei nº 120/2025, de autoria da vereadora Eliana Rocha, que garante atendimento prioritário nos serviços públicos para mulheres em situação de violência doméstica. A iniciativa busca assegurar dignidade e agilidade no acesso a serviços essenciais — como saúde, assistência social, moradia, emprego e renda —, promovendo a recuperação e autonomia das vítimas.
“A prioridade no atendimento às mulheres nos serviços públicos visa tornar menos dolorosas as consequências da violência, especialmente na área da saúde, assistência social e no acesso a direitos básicos”, destacou a vereadora Eliana Rocha, que também coordena a Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal. Durante a sessão, também foram aprovados, em segunda discussão, dois projetos de lei do vereador Danylo Acioli (MDB): um que assegura atendimento prioritário a doadores regulares de sangue e outro que institui o Prêmio Atleta Destaque, voltado ao reconhecimento dos talentos esportivos do município.
O plenário ainda aprovou o projeto do vereador Odarlone Orente, que declara de utilidade pública a Associação Amor e Patas, entidade dedicada à proteção e cuidado de animais em Apucarana — um reconhecimento à atuação social e comunitária da instituição. Odarlone participou de forma online da sessão. Já o Projeto de Lei nº 115/2025, que propõe alterações na legislação da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa), foi retirado de pauta pela quarta vez, permanecendo em discussão entre os parlamentares para que se alcance o melhor consenso em prol da população.
O plenário contou com expressiva presença popular, demonstrando o crescente interesse da população em acompanhar de perto o trabalho legislativo. As sessões da Câmara de Vereadores de Apucarana podem ser vistas ao vivo e acompanhadas pelo canal do Legislativo no YouTube.
Com CMA