O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, concedeu entrevista para a reportagem da 98FM nesta terça-feira (14). Entre os assuntos comentados, ele aborda os investimentos e apoios da entidade em Apucarana e região, voltados tanto a instituições quanto à população.
- A entrevista completa será apresentada no jornal Bom Dia Cidade, nesta quarta-feira (15), a partir das 7h, na 98FM.
Entre as ações destacadas, Verri cita o apoio financeiro da Itaipu a projetos socioambientais, como os desenvolvidos pela COCAP, que já recebeu recursos da Binacional. O Hospital da Providência Materno Infantil e a UTFPR também foram contemplados com sistemas de energia solar, permitindo redução de custos e reinvestimento em outras prioridades.
O diretor ressalta ainda o investimento de R$ 5 milhões em pavimentação asfáltica em Apucarana, especialmente em áreas rurais. Segundo ele, as obras ajudam a prevenir assoreamentos e impactos ambientais que poderiam afetar o lençol freático do território paranaense. Além dos repasses institucionais, Ênio Verri lembra que há editais abertos ao público em geral, voltados a iniciativas comunitárias.
Na área política, o diretor disse que segue à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições de 2026. “Continuo focado nas atividades à frente da Itaipu, mas atento às orientações do presidente Lula e às sondagens, com tranquilidade e responsabilidade”, declarou o deputado federal licenciado.
Durante a entrevista, Verri também comentou o apagão que atingiu vários estados brasileiros na noite da última segunda-feira (13). Segundo ele, o problema pode estar relacionado à saturação desordenada da rede de distribuição de energia solar – um desafio semelhante ao enfrentado por países europeus. “Precisamos resolver essa questão para evitar novas situações de falta de energia, como a que teve origem na região de Curitiba”, alertou.
Natural de Maringá, Ênio Verri está licenciado do mandato de deputado federal a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para comandar a Itaipu Binacional.