Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) descobriram pegadas fossilizadas de dinossauros com mais de 100 milhões de anos no município de Bonfim, ao norte de Roraima. É o primeiro registro de pegadas de dinossauros na Amazônia.
As marcas foram encontradas em lajedos da Bacia do Rio Tacutu e identificadas inicialmente em 2011 pelo geólogo Vladimir de Souza. Após 14 anos de estudo, a equipe confirmou que as pegadas pertencem a dinossauros carnívoros e herbívoros, como velociraptores e saurópodes — alguns com mais de 10 metros de altura.
O local, formado por rochas sedimentares, era no passado uma planície de inundação ou área semiárida. As trilhas fossilizadas chegam a 30 metros de extensão e mostram que os dinossauros viviam na região, e não apenas passaram por ela.
A descoberta é considerada inédita no Norte do Brasil e coloca Roraima em destaque nas pesquisas paleontológicas. O estudo abre caminho para novos projetos científicos, turísticos e educativos, valorizando o patrimônio fóssil da Amazônia.
Fonte: G1
Clique aqui para a matéria completa

Pegadas de dinossauros encontradas em Roraima são estudadas há mais de 10 anos. — Foto: JPavani/Reprodrução

Pesquisadores identificaram trilhas com pegadas de dinossauros no Norte de Roraima. — Foto: JPavani/Reprodução

Geólogo Vladimir de Souza encontrou primeiras pegadas em 2011. — Foto: JPavani/Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) encontram pegadas de dinossauro em Roraima. — Foto: JPavani/Reprodução

Pegada de dinossauro encontrada em Roraima. — Foto: JPavani/Reprodução