O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que destruiu cerca de 90% das casas e comércios da cidade e deixou seis mortos. O governador está no município acompanhando os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais equipes estaduais mobilizadas para o atendimento às vítimas e avaliação dos danos.
Com o decreto, o governo poderá agilizar liberações de recursos, dispensar licitações e solicitar apoio federal para reconstrução. Ratinho Junior determinou que a Cohapar elabore estratégias para reconstruir as moradias e que sejam preparados alojamentos temporários para as famílias desabrigadas.
Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham para restabelecer os serviços essenciais e garantir o suporte à população. O Estado também enviou ambulâncias, maquinários e tropas de apoio de diversas regiões.
O Paraná conta com o Fundo Estadual de Calamidade Pública, que financia ações emergenciais como reconstrução e assistência humanitária. Nesta semana, o governo destinou R$ 50 milhões ao fundo para reforçar o atendimento a municípios afetados por desastres naturais.
Com Agência Estadual de Notícias