A Secretaria de Estado da Educação do Paraná publicou, nesta segunda-feira (10), a Resolução nº 6.589/2025, que define a lista de 96 escolas estaduais que passarão por nova consulta pública para avaliar a adesão ao Programa Parceiro da Escola, com possível início em 2026.
Essas unidades não aderiram ao programa em 2024 por falta de quórum ou reprovação da comunidade escolar e terão uma nova chance de votação nos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 20h, nas próprias escolas. Poderão votar pais, responsáveis, professores, funcionários e alunos maiores de 18 anos, mediante documento com foto.
O programa permite que as escolas contem com apoio de empresas especializadas na gestão administrativa e de serviços, enquanto a gestão pedagógica permanece sob responsabilidade da Secretaria da Educação (Seed-PR). Para adesão, é necessário atingir quórum mínimo de 50% mais um voto. Caso o quórum não seja alcançado, a Seed-PR poderá decidir pela inclusão da unidade com base em critérios como baixo desempenho no Ideb, baixa frequência escolar e localização geográfica.
Atualmente, 82 escolas estaduais de 34 municípios já participam do programa, iniciado em 2025. Entre essas cidades estão Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
Apucarana é um dos municípios que já integram o Parceiro da Escola e poderá ter novas escolas incluídas no programa a partir da nova consulta pública de novembro.
De acordo com levantamento da Radar Inteligência, o programa tem 86% de aprovação entre pais e responsáveis e apresenta melhorias pedagógicas e administrativas, como redução de 99% das aulas vagas e aumento da participação dos diretores em formações continuadas.
As escolas que tiverem adesão aprovada nesta nova rodada passarão a funcionar dentro do modelo do Parceiro da Escola em 2026.
Com Agência Estadual de Notícias