A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio do Procon-PR, reforça que o prazo para participar do mutirão online de renegociação de dívidas termina em 30 de novembro. A iniciativa, que começou no dia 1º, oferece ao consumidor a oportunidade de negociar débitos pela internet e receber orientação financeira. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Febraban.
“Essa é uma oportunidade para os consumidores negociarem suas dívidas em atraso, seja no cartão de crédito, no cheque especial, com empréstimos pessoais ou no crédito consignado contraídos com bancos e instituições financeiras”, explica Valdemar Jorge, secretário da Justiça e Cidadania. No mutirão não poderão ser negociadas dívidas que tenham bens dados como garantia, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, por exemplo, ou contratos que estejam com os parcelamentos em dia ou dívidas já prescritas.
A ação acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida.
“Além da negociação das dívidas, o consumidor terá acesso à plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece, de forma totalmente gratuita, conteúdos sobre educação financeira, tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a sair do sufoco”, complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br onde o usuário receberá login e senha. No relato do problema, é preciso informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas e indicar quanto pode pagar por mês.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem 10 dias para apresentar proposta ou resposta. Depois disso, o consumidor dispõe de 20 dias para avaliar o retorno.
Com Agência Brasil