Operação da Polícia Civil devolve 58 celulares em Apucarana e região; “Nunca deixei de acreditar”, diz vítima

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na manhã desta terça-feira (25), um mutirão de entrega de aparelhos telefônicos recuperados durante a Operação RecuperaCel. A ação resultou na devolução de 58 celulares a seus legítimos proprietários em toda a área de abrangência da 17ª Subdivisão Policial (SDP).

O evento, que concentrou atividades nas dependências da Faculdade de Apucarana (FAP), restituiu 40 aparelhos a vítimas de crimes de furto, roubo ou extravio ocorridos entre os anos de 2023 e 2025 somente na cidade sede. A operação também se estendeu à região, com a recuperação de oito aparelhos em Jandaia do Sul, seis em Ivaiporã e quatro em Faxinal.

Entre as pessoas beneficiadas pela ação está Luciana Kempka. Ela é mãe de um estudante que teve o celular furtado dentro da escola há quase dois anos e relatou o alívio ao reaver o bem, que ainda estava sendo pago pela família. “Meu filho, na escola, entrou no banheiro, foi usar o banheiro, deixou na pia, e a hora que ele saiu do banheiro já não estava mais”, contou Luciana, relembrando o momento do furto ocorrido em dezembro de 2023.

Para ela, a recuperação do aparelho foi inesperada. “Para nós foi uma surpresa receber essa ligação e uma grata surpresa, fiquei muito feliz mesmo. Porque, como o delegado bem disse ali, a gente paga a prestação”, desabafou Luciana. Mesmo após tanto tempo, a mãe do estudante afirmou que a família seguiu os procedimentos legais, o que foi fundamental para o desfecho positivo.

“Na época a gente ficou muito triste, mas foi feito o boletim de ocorrência como eles nos orientam. E quando eu recebi a ligação dizendo que tinha sido recuperado, tanto tempo depois, foi uma surpresa feliz”, disse. Ao ser questionada sobre a confiança nas forças de segurança, Luciana foi enfática: “Sempre, sempre, sempre. Eu nunca deixei de acreditar. Só reforça que fazendo o que é correto, que é o boletim de ocorrência, pode ser recuperado”.

Tecnologia e Investigação

De acordo com o delegado operacional Victor Hugo Torres, o sucesso da operação deve-se à implementação de uma nova metodologia investigativa, já testada em cidades como Cascavel e Toledo, e agora aplicada no Vale do Ivaí.

A importância do IMEI

O delegado-chefe da 17ª SDP, Dr. Marcus Vinicius, destacou que a eficiência na recuperação dos bens depende diretamente da colaboração das vítimas no momento do registro da ocorrência. Segundo a autoridade policial, a posse do número de identificação do aparelho é o ponto de partida para a investigação tecnológica. A Polícia Civil informou que o projeto RecuperaCel terá continuidade e novas fases de entrega devem ocorrer à medida que mais aparelhos forem rastreados e apreendidos.

  • Ouça a entrevista com os delegados Vitor Hugo (DPI) e Marcus Felipe (17a SDP)

 

 

Da Redação

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.