A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Forragem. O município de Apucarana é um dos alvos centrais da ação, que visa desmantelar uma organização criminosa especializada em contrabando, descaminho e tráfico de drogas.
Ao todo, 45 policiais federais foram mobilizados para cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Além de Apucarana, as equipes atuam na vizinha Arapongas, em Maringá (incluindo o distrito de Iguatemi), Paiçandu, Mandaguaçu, Floresta, além de ramificações em Itaquiraí (MS) e Caxias do Sul (RS).
Como o esquema funcionava As investigações apontaram um esquema complexo de logística ilegal. Os cigarros contrabandeados entravam no país pelo Rio Paraná, via Paraguai, e eram armazenados na região de Maringá antes de serem distribuídos para estados como São Paulo e Rio Grande do Sul.
A operação também identificou outras frentes de atuação do grupo:
Eletrônicos: Comercializados ilegalmente através de plataformas de venda online.
Artigos de Pesca: Vendidos através da empresa de um dos investigados.
Tráfico de Drogas: Parte do grupo aliciava pessoas para atuarem como “mulas”, transportando entorpecentes em ônibus de linha intermunicipais e interestaduais.
A Polícia Federal segue em diligências e os materiais apreendidos em Apucarana e região serão analisados para aprofundar as investigações sobre a rede financeira da quadrilha.
Com informações da Polícia Federal