Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a Anvisa aprovou a vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan, a primeira vacina contra a dengue de dose única no mundo. A aplicação pelo SUS deve começar em 2026, integrada ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Instituto Butantan já possui 1 milhão de doses prontas, com previsão de chegar a 30 milhões até meados de 2026. A vacina foi aprovada para pessoas de 12 a 59 anos, faixa que pode ser ampliada futuramente.

Autoridades destacaram a segurança, eficácia e o fato de ser um imunizante 100% brasileiro, o que facilita logística e amplia a cobertura vacinal. Em 2025, o Brasil registrou 866 mil casos de dengue e 1.108 mortes.

A Butantan-DV usa tecnologia de vírus vivo atenuado e demonstrou 74,7% de eficácia contra casos sintomáticos e 89% de proteção contra formas graves da doença, segundo estudos publicados na The Lancet Infectious Diseases.

Com Agência Brasil

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.