O papa Leão, iniciou, nesta quinta-feira (27/11) a primeira viagem apostólica desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em roteiro que se estende até 2 de dezembro. O pontífice passará seis dias na Turquia e, em seguida, seguirá para o Líbano.
“O Papa Leão XIV parte do Aeroporto Fiumicino de Roma para iniciar sua primeira viagem Apostólica, que o levará à Turquia e ao Líbano para oferecer um sinal de unidade e paz”, informa a rede social do vaticano.
A chegada ocorreu em território turco, onde o papa foi recebido pelas autoridades do país no aeroporto. Na Turquia, o roteiro prevê ida ao Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, onde assinou o Livro de Honras, visitas institucionais e encontros com autoridades.
Além disso, papa Leão marca a celebração da evocação do 1.700.º aniversário do Concílio de Niceia, um encontro de oração entre comunidades cristãs.
Após a agenda turca, o papa segue para o Líbano, onde participará da “oração silenciosa” no Porto de Beirute, onde há cinco anos uma explosão matou mais de 200 pessoas e deixou 7 mil feridos. De acordo com o secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a visita do Pontífice “levará esperança, paz e um novo impulso para os cristãos no Oriente Médio”.