O IBGE apontou que 90,7% das crianças de 6 a 10 anos estavam na série adequada em 2024, praticamente igual a 2023, mas ainda abaixo do nível pré-pandemia (95,7% em 2019). O atraso é atribuído principalmente à entrada tardia na pré-escola durante a covid-19.
Entre crianças de 11 a 14 anos, 89,1% estavam na etapa correta, superando o período pré-pandemia, porém ainda abaixo da meta do PNE, que prevê 95% dos jovens de 14 anos com o fundamental concluído.
A frequência escolar também segue abaixo das metas: 39,7% das crianças de até 3 anos estavam em creches (meta é 50%), e 93,5% das de 4 e 5 anos estavam na pré-escola, abaixo da universalização prevista. A principal razão para crianças estarem fora da escola é a opção dos responsáveis.
A pesquisa mostra ainda que jovens de 18 a 29 anos tinham, em média, 11,9 anos de estudo — próximo da meta de 12 anos — com desigualdades entre grupos raciais e de renda.
Com Agência Brasil