Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

Foto: SESA

Com a chegada do verão, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná reforça o alerta para os cuidados contra o câncer de pele dentro da campanha Dezembro Laranja. A doença representa 33% de todos os casos de câncer no Brasil. Entre janeiro e setembro de 2025, o Paraná registrou 7.906 procedimentos oncológicos relacionados à pele; nos últimos 12 meses, foram 10.431.

O secretário Beto Preto destaca que a exposição ao sol continua sendo o principal fator de risco, e o uso regular de protetor solar é fundamental para prevenção, assim como a detecção precoce. O Inca estima 220 mil novos casos de câncer de pele no País em 2025.

A doença inclui diferentes tipos, como carcinoma basocelular, carcinoma escamoso e melanoma — este último o mais letal, porém com altas chances de cura quando identificado cedo. Entre os fatores de risco estão pele clara, queimaduras solares repetidas, histórico familiar e idade acima de 65 anos.

Como parte do Dezembro Laranja, hospitais estaduais realizarão mutirão de atendimentos no dia 13 de dezembro, em Londrina e Cascavel, para pacientes com suspeita da doença que aguardam na fila do SUS.

A campanha estadual, instituída por lei, reforça medidas preventivas como uso de protetor solar acima de FPS 30, reaplicação a cada duas horas, proteção com chapéu e óculos UV e evitar sol entre 9h e 15h.

Com Agência Estadual de Notícias

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.