Crea-PR e ACIA reforçam parceria para impulsionar projetos de desenvolvimento em Apucarana

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, esteve em Apucarana nesta quinta-feira (11/12) para uma visita institucional ao presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Elio Pinto. A reunião aconteceu no auditório da entidade e contou também com a presença do assessor de marketing do Crea-PR, Luiz Inácio de Melo, e do gerente regional do Conselho em Apucarana, engenheiro civil Jeferson Ubiali.

O encontro teve como objetivo estreitar ainda mais a parceria entre Crea-PR e ACIA, já consolidada por meio do programa Conecta. Para Elio Pinto, a participação do Crea e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA) no projeto reforça a qualificação técnica das ações desenvolvidas pela entidade.

“Temos muito orgulho do Crea e da AEAA estarem no Conecta junto com outras entidades. O olhar técnico e científico é muito importante para nós”, destacou o presidente da ACIA.

Clodomir Ascari reafirmou que o Crea-PR está à disposição da ACIA para contribuir com iniciativas voltadas ao desenvolvimento local.

“Estamos à disposição para discutir o desenvolvimento de Apucarana. A ACIA já faz um excelente trabalho nesse sentido, mas podemos ampliar esse esforço com projetos estruturantes e ações regionais”, afirmou.

Durante a visita, Ascari apresentou o Projeto Mais Engenharia, lançado pelo Crea-PR neste ano e que já atende 50 municípios de pequeno porte no Estado. A iniciativa mobiliza profissionais para criar projetos locais, que em cerca de 40 dias já possibilitaram a captação de mais de R$ 15 milhões. Segundo ele, essa expertise pode fortalecer novas ações da ACIA.

“Esse conhecimento técnico pode ser aliado da Associação na busca de benefícios para Apucarana”, destacou.

Elio Pinto também relembrou o papel histórico da ACIA no desenvolvimento econômico e urbano do município.

“Energia elétrica, duplicação de rodovias, os maiores edifícios comerciais da cidade — como o Palácio do Comércio e o Shopping — e agora o Centro Empresarial ACIA. No campo humano, a UTFPR, o Sicoob e o Conecta. São alguns exemplos do papel da Associação, que enxerga oportunidades a serem exploradas com a ajuda da engenharia”, afirmou.

A partir da reunião, a ACIA pretende avançar na criação de um banco de projetos para Apucarana, identificando temas prioritários para, em seguida, buscar parcerias com a UTFPR — “um berço das engenharias” — e com o próprio Crea-PR, visando construir soluções e captar recursos para a execução dessas propostas.

“Vamos elencar alguns temas que podem virar projetos e, depois, buscar a UTFPR e o Crea para construirmos juntos soluções e captar recursos que viabilizem essas ações”, concluiu Elio Pinto.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.