Em outubro deste ano, os brasileiros voltam às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados. Para participar da votação, é fundamental que o eleitor esteja com a situação regular junto à Justiça Eleitoral.
A consulta pode ser feita de forma simples e rápida no site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br). Basta acessar o campo “Situação Eleitoral” e informar o CPF. Caso seja identificada alguma irregularidade, como título cancelado, pendências eleitorais ou necessidade de coleta de biometria, a regularização deve ser feita até o dia 6 de maio. Em algumas situações, será necessário comparecer presencialmente ao cartório eleitoral.
Mudanças no local de votação, seja para outro município ou dentro da mesma cidade, também devem ser feitas diretamente no cartório eleitoral. A recomendação da Justiça Eleitoral é que os eleitores verifiquem sua situação o quanto antes e se antecipem, garantindo tranquilidade e evitando contratempos às vésperas do prazo final.
Com Agência Brasil